VEREADORES DEBATEM TITULARIDADE DE IMÓVEIS

por Pedro Tinoco publicado 04/12/2018 22h29, última modificação 04/12/2018 22h29
Os vereadores debateram hoje (04) a questão da titularidade dos imóveis em comunidades de baixa renda. De acordo com eles, estima-se que entre 60% e 70% das áreas residenciais da cidade tenham algum tipo de problema de regularização. Em 2014 a Câmara aprovou projeto que cria as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), mas o problema ainda não foi definitivamente solucionado.

"Tem gente que mora há 20, 30 anos no local e ainda convive com a ameaça de ter que sair de suas casa porque não tem o título de posse. Muitas ocupações aconteceram quando esses terrenos não valiam quase nada e depois da valorização chega um suposto proprietário reivindicando o terreno. É uma situação que precisamos resolver com urgência, pois verificamos isso na cidade toda", alertou o vereador Nando Ceres.

O vereador Carlos Alberto disse que a Câmara deu uma grande contribuição ao votar a lei das ZEIS, mas é preciso que a Prefeitura avance com a delimitação das áreas para que a população possa ser beneficiada. "Hoje o morador destas comunidades não tem garantia nenhuma. Devemos buscar uma saída e fazer valer o direito de quem vive nas ocupações há muitos anos", disse.

O vereador Daniel Alves acredita que é necessário promover uma audiência pública a fim de que a Câmara obtenha elementos que ajudem na formatação de uma solução para o problema. "Vamos ouvir as sugestões de todos os envolvidos e encaminhar uma forma de trazer a tranquilidade para esses moradores", afirmou.