ARTESÃS REPRESENTAM JABOATÃO EM CONGRESSO MUNDIAL NA BAHIA

por Pedro Tinoco publicado 09/03/2018 17h55, última modificação 10/03/2018 09h50
Um grupo de 15 mulheres guerreiras de Jaboatão vai representar nossa cidade no Congresso Social Mundial de Economia Solidária, de 13 a 17 de março, em Salvador, Bahia. Hoje (09) elas compareceram à Câmara a fim de agradecer o apoio que a Casa tem dado ao trabalho delas como empreendedoras do setor de artesanato.

Os produtos desenvolvido por elas tem como base a reciclagem de materiais diversos como plásticos, embalagens de papel e alumínio, que se transformam em "bio joias", sapatos, bolsas, biscuits e enfeites em geral. Com a atividade econômica as mulheres assumem o papel de protagonistas da sociedade ajudando no sustento da família e no desenvolvimento social da comunidade onde vivem.

MUNDO - O congresso irá unir movimentos sociais de todos os continentes com o objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. O lema deste ano é “Resistir é criar, resistir para transformar”.  O evento terá cerca de 60 mesas de debates, entre elas, sete anteciparão discussões para o Fórum Social Mundial 2018. Os temas abrangem a integração latino-americana, a democracia e comunicação, a nova onda de intolerâncias, as culturas em resistência e luta, a precarização do trabalho e as mudanças climáticas.

Entre os convidados para compor essas sete mesas do Congresso já está confirmada a presença de Norma Fernandes, acadêmica e ativista da Universidade dos Movimentos Populares que atuou no processo de regulação dos meios midiáticos na Argentina. Ela estará na mesa de comunicação junto com representantes das organizações Ciranda, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e Fórum Mundial de Mídia Livre.