AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LDO 2023 CONTA COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

por Pedro Tinoco publicado 09/08/2022 17h51, última modificação 09/08/2022 17h51
Com um auditório lotado, a Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes realizou, hoje (09), audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023, conform preconiza a Lei 016/2022. O secretário de Planejamento e Fazenda do município, César Barbosa, realizou uma apresentação sobre as finanças da cidade, demonstrando recuperação econômica pós pandemia.

De acordo com o secretário, a arrecadação de tributos cresceu, como no caso do IPTU, que no ano passado teve alta de 7%. Jaboatão também obteve mais 22% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e mais 30% nos créditos do IPVA (veículos), demonstrando melhora do cenário econômico da cidade.

Em comparação com anos anteriores, a arrecadação geral vem subindo. Em 2017 Jaboatão alcançou R$ 1,1 bilhão. No ano passado a gestão registrou R$ 1,9 bilhão e a previsão para 2023 é de R$ 2,3 bilhões. Saúde e educação são os maiores investimentos, com R$ 400 milhões e R$ 647 milhões, sucessivamente.

Apesar dos investimentos, o secretário reconheceu que ainda é preciso avançar em áreas que são críticas em todo Brasil, como a saúde, por exemplo. "Há um déficit reconhecido. Mas vamos trabalhar para que possamos otimizar estes serviços, inclusive firmando parcerias com entidades privadas", explicou.

VEREADORES - "Ficamos felizes com a apresentação de números positivos em nossa economia, pois as previsões para Jaboatão e para o Brasil eram tempos difíceis após a pandemia. Felizmente, o cenário é de crescimento e avanços", comentou o vereador Belarmino Souza.

O vereador Eneias também elogiou a apresentação. "Tenho muita segurança e tranquilidade com relação às finanças de nossa cidade porque o secretário César Barbosa é sempre muito zeloso e claro nas apresentações. Além de sempre se colocar à disposição para tirar qualquer dúvida", comentou.

O presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja ressaltou a agilidade da gestão municipal em dar as respostas que a sociedade demanda. "Muito importante as informações que o secretário nos apresenta, pois ficamos ciente de todo esforço que o prefeito tem desenvolvido para atender nossa população. Temos certeza que a gestão continua no caminho certo", enfatizou.