AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE VIOLÊNCIA EM JABOATÃO

por Pedro Tinoco publicado 18/04/2017 19h35, última modificação 19/04/2017 19h02
Preocupados com o alto índice de violência em todos os quadrantes de Jaboatão dos Guararapes os vereadores da Casa Vidal de Negreiros convidaram autoridades do município e do estado para debater o assunto em audiência pública realizada hoje (18), no plenário da Câmara. Na ocasião representantes das polícias civil e militar, da prefeitura, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da sociedade civil organizada tiveram oportunidade de expor ideias e ações para combater a criminalidade.

O autor da proposta da audiência pública, vereador Carlos André, disse que a população anseia por medidas que ajudem a diminuir a violência. “Não podemos ficar apenas assistindo a evolução da situação sem fazer nada. Convidamos as autoridades para saber o que virá especificamente para Jaboatão. Esperamos que a partir deste encontro haja uma mobilização conjunta de todas estas forças para que resultados concretos venham a aparecer. O povo não aguenta mais tanto assalto, homicídio etc”, comentou.

Além das medidas que estão sendo tomadas pelas polícias Civil e Militar, e pela prefeitura, a audiência foi importante para que fossem divulgadas algumas dicas que ajudam o cidadão a se proteger. O comandante do 25º Batalhão, major Adílson Gomes da Silva, alertou para a questão do uso do celular. “Mais de 65% dos assaltos tem como objetivo o celular. Então estamos com uma campanha para que as pessoas registem o IMEI do aparelho a fim de tornar mais fácil a identificação dos aparelhos roubados”, afirmou.

Já o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Éden Vespasiano – que é coronel aposentado da Polícia Militar - enfatizou os esforços da prefeitura para melhorar a segurança nas escolas com o uso da Guarda Municipal.  “Temos uma aproximação com a PM e a polícia Civil. Juntos vamos traçar caminhos para que Jaboatão volte a ter a tranquilidade que já viveu no passado”, disse. Ele ressaltou também que a prefeitura tem investido em ações como a reparação da iluminação pública e a abordagem de motoqueiros como forma de prevenção ao crime.

Ao final da reunião ficou estabelecido que a Câmara criará uma comissão permanente para acompanhar as ações de segurança no município. “Foi um encontro importante porque o Poder Legislativo está sempre em busca de soluções para os problemas que afligem o povo de Jaboatão. Vamos apoiar estas iniciativas e contribuir com ideias e solicitações que recebemos do povo nas comunidades”, afirmou o presidente da Casa, vereador Adeíldo da Igreja.