AUDIÊNCIA PÚBLICA DETALHA LDO 2022

por Pedro Tinoco publicado 16/08/2021 15h03, última modificação 16/08/2021 15h03
A Câmara de Vereadores de Jaboatão promoveu audiência pública, na manhã de hoje (16), sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano de 2022. Durante a apresentação do secretário da Fazenda municipal, César Barbosa, foram detalhadas as receitas e despesar esperadas para o próximo ano a fim de balizar a formatação final da LDO. Apesar das restrições por conta pandemia, representantes da imprensa e da população acompanharam a apresentação.

De acordo com os estudos realizados pela Prefeitura de Jaboatão, a cidade já iniciou o processo de recuperação econômica pós-pandemia e as perspectivas são de aumento da receita e ampliação dos investimentos em 2022. De acordo com o secretário da Fazenda, o ISS teve crescimento de 15% no primeiro semestre de 2021. Já a arrecadação do ITBI (imóveis) resultou em R$ 5,2 milhões aos cofres da prefeitura no período.

César Barbosa ressaltou ainda a contribuição da Câmara de Vereadores, que aprovou o projeto de refinanciamento de dívidas municipais (REFIS), permitindo à população pagar débitos de impostos atrasados  com até 100% de desconto em juros e multas. "Houve melhoria na arrecadação e a população teve condições de se regularizar, graças ao trabalho dos vereadores em parceria com a prefeitura", analisou.

PESQUISA - O secretário também informou que a Prefeitura de Jaboatão realizou uma pesquisa com mais de cinco mil moradores da cidade a fim de coletar informações sobre os desejos prioritários do povo para investimentos. O trabalho foi referendado pela Fundação Joaquim Nabuco e o projeto da LDO 2022 foi montado considerando estes dados.

As diretrizes do projeto deverão levar em consideração os investimentos em infraestrutura (saneamento básico, habitação e mobilidade), desenvolvimento econômico e sustentabilidade (urbanismo) e desenvolvimento social associado à qualidade de vida (educação, saúde e assistência social).