AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

por Pedro Tinoco publicado 15/03/2018 14h05, última modificação 15/03/2018 14h05
A Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes realizou, hoje (15), audiência pública sobre a Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é "Fraternidade e Superação da Violência". A solenidade contou com a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, além de representantes de outras denominações religiosas, organizações não-governamentais, Polícia Militar de Pernambuco e da Prefeitura de Jaboatão. O presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja, disse que a Casa deverá continuar os debates sobre o tema ao longo do restante do ano.

A proposta da realização da audiência foi apresentada pelo vereador Daniel Alves, em função dos altos índices de violência na cidade e a necessidade de discutir o assunto com a sociedade. "A ideia da campanha é encontrar meio de superar o problema. A Câmara dá sua colaboração ao promover este debate, que certamente não ficará só aqui, mas precisa ir até as escolas, igrejas, associações e todas as entidades que formam a nossa sociedade", pontuou. Dentro do contexto do debate o parlamentar solicitou que fosse observado um minuto de silêncio em memória da vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), assassinada ontem.

Dom Fernando Saburido ressaltou o caráter de reflexão da campanha, que alerta para a necessidade de busca por Justiça e igualdade, além do seu sentido ecumênico - já que a campanha é discutida também dentro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. "Um dos nossos objetivos é promover o diálogo a fim de buscar soluções, pois temos observado um crescimento da violência em todo mundo. E isto é muito preocupante", alertou.

O arcebispo também aproveitou a ocasião para agradecer à Câmara pela aprovação do projeto que doou o terreno para a Fazenda Esperança. "Foi um gesto de generosidade desta Casa e que certamente repercutirá na diminuição do índices de violência. Estamos realizando um esforço grande para que a Fazenda inicie as suas atividade e assim possamos ajudar jovens a se libertar do vício nas drogas e no álcool", comentou. Ele lembrou que parte das obras ainda não foi concluída por falta de recursos, mas a Igreja está trabalhando para terminar o projeto de construção da infraestrutura da casa que vai atender gratuitamente dependentes químicos.