AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LDO 2021

por Pedro Tinoco publicado 10/08/2020 18h55, última modificação 11/08/2020 10h01
Atendendo ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Câmara de Vereadores de Jaboatão promoveu, na manhã de hoje (10), audiência pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2021. Na ocasião foram analisados os impactos da pandemia do Novo Coronavírus no planejamento financeiro do município.

A apresentação dos dados da Prefeitura de Jaboatão foi realizada pelo secretário da Fazenda, César Barbosa. Ele ressaltou que, apesar da pandemia, a gestão municipal está empenhada em garantir que a cidade não sofra solução de continuidade nos serviços prestados à população.

Com os números do período de janeiro a junho de 2020, Barbosa mostrou que houve queda geral na arrecadação nos meses de março e abril - auge do isolamento social, mas a partir de maio iniciou-se um momento de recuperação na arrecadação de impostos.

"Em julho já registramos valores positivos, com índices semelhantes ao que tivemos em 2019", comentou. Ele informou também que o ICMS é a maior fonte de arrecadação da cidade e, em 2020, este imposto sofreu queda de 10%, em relação ao ano passado.

César Barbosa também disse que no geral, apesar da crise, Jaboatão registra um superávit de aproximadamente R$ 84 milhões na relação receita (R$ 542 milhões) X despesa (R$ 458 milhões), entre janeiro e junho de 2020.

"Nunca se viu uma crise financeira associada a uma pandemia na saúde como esta, uma verdadeira calamidade mundial. Mas a administração fez um grande esforço para superar este momento de dificuldade e o resultado final é que estamos saindo da crise com uma eficiência administrativa maior do que antes", disse.