CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM BALANÇO DO 2º QUADRIMESTRE NA SAÚDE E FAZENDA

por Pedro Tinoco publicado 29/09/2022 18h36, última modificação 29/09/2022 18h36
A Câmara de Vereadores realizou, na manhã de hoje (29), audiência pública para que gestores das áreas de saúde e fazenda da Prefeitura de Jaboatão apresentassem o balanço das ações no segundo quadrimestre (maio-agosto) de 2022. Na ocasião os secretários João Marinho (Planejamento e Fazenda) e Zelma Pessoa (Saúde) relataram a situação das respectivas pastas e responderam a questionamentos dos parlamentares.

Em relação às finanças municipais, o secretário João Marinho explicou que houve um incremento geral da ordem de 16,47%, em relação ao mesmo período de 2021. As principais contribuições para a arrecadação vieram do IPTU (mais R$ 7 milhões), ISS (+ 12,35%), FPM (+ 22,46%) e IPVA (+ 30%). Ele destacou, entretanto, retração no ITBI (imóveis), por conta de desaquecimento no mercado imobiliário.

Ele explicou que parte da arrecadação positiva se deve ao programa de recuperação de créditos (REFIS), que foi aprovado pela Câmara de Vereadores no início do ano e estendido até novembro. "As despesas com pessoal seguem em 49%, os gastos com saúde estão na casa dos 15,38% e na educação estamos com 24,19%, mas até o final do ano será atingido o percentual mínimo de 25%", afirmou.

SAÚDE - Na Secretaria de Saúde os números apresentados também são positivos. Os investimentos com recursos próprios saltaram de R$ 85 milhões para R$ 161 milhões. Já as verbas originárias do SUS subiram de R$ 126 milhões para R$ 188 milhões, um crescimento médio de 64%, em comparação com o segundo quadrimestre de 2021.

As despesas com o combate à pandemia da covid-19 passaram de R$ 10 milhões e o município aplicou mais de 140 mil doses da vacina. Na questão da saúde bucal, foram realizados mais de 15 mil atendimentos e as unidades móveis responderam por 4.600 procedimentos em visitas a 112 comunidades. Enquanto o SAMU recebeu cerca de seis mil chamados e realizou 2.700 atendimentos.