COMPESA PROMETE MELHORAR ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM JABOATÃO

por Pedro Tinoco publicado 08/05/2019 22h40, última modificação 09/05/2019 06h33
Durante audiência pública realizada na manhã de hoje (08), no plenário da Câmara de Vereadores de Jaboatão, representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmaram que o precário abastecimento de água no município será melhorado. Mas só a partir do ano que vem. Os técnicos afirmaram que projetos da ordem de R$ 184 milhões devem beneficiar cerca de 270 mil habitantes da cidade.

A audiência foi solicitada pelos vereadores Joabe Célio e Daniel Alves,com subscrição dos demais parlamentares da Casa. Além da Compesa, a Apac,a Prefeitura de Jaboatão, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Jaboatão) e líderes de associações comunitárias também enviaram representação para o encontro.

"Precisamos de respostas porque não entendemos o fato de existir uma barragem como Duas Unas dentro da cidade e a população não recebe água. Outro absurdo é o fato de haver um reservatório pronto, há anos, no Alto da Quitandinha, e que nunca foi utilizado", afirmou Joabe, no início da audiência.

Já o vereador Daniel Alves destacou a importância da reunião como a oportunidade de a sociedade receber esclarecimentos da Compesa. "Este é o momento adequado para tirarmos todas as dúvidas e cobrarmos da empresa as soluções. Acredito que teremos um resultado positivo ao final do encontro", disse.

O gerente de Projetos da Compesa, Flávio Coutinho, reconheceu a precariedade do sistema em Jaboatão e afirmou que o déficit no abastecimento deve-se aos muitos anos em que a empresa passou sem sem investir em novas obras.

"Por falta de recursos, projetos e obras só voltaram a acontecer a partir de 2007. Sobre a Barragem de Duas Unas, asseguro que ela já reforça o abastecimento do sistema Tapacurá, que atende o Centro de Jaboatão. E o reservatório de Quitandinha será recuperado e utilizado no projeto que está em andamento",comentou.

Ele afirmou que os novos projetos contemplam áreas do Centro, Prazeres, Piedade, Candeias, Barra de Jangada, Jordão, entre outras comunidades. "Toda área de Jaboatão tem projetos e ações planejadas. Aguardando apenas a captação de recursos. Temos um total de R$ 400 milhões em projetos, sendo R$ 120 milhões já assegurados", afirmou.

Para acompanhar o andamento dos projetos a Câmara de Vereadores criará uma comissão e elaborará um relatório a ser entregue ao presidente da Compesa, Roberto Tavares. Os deputados federais de Pernambuco também serão procurados a fim de mobilizar a bancada para captação de recursos do Governo Federal.

"Agradecemos a participação de todos. Acredito que a reunião foi positiva e a partir de agora estaremos todos acompanhando e contribuindo de alguma forma para a melhoria do abastecimento de água na nossa cidade", disse o presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja.