FINANÇAS E SAÚDE: AUDIÊNCIA PÚBLICA DESTACA BALANÇO DO 2º QUADRIMESTRE

por Pedro Tinoco publicado 30/09/2021 17h27, última modificação 30/09/2021 17h27
A Prefeitura de Jaboatão apresentou hoje (30), em audiência pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores, o balanço do segundo quadrimestre relativo aos números das secretarias de Saúde e Planejamento/Fazenda. Os dados revelam que, com o recuo da pandemia, já é possível constatar melhora nas duas áreas de atuação da gestão municipal.

Na pasta das finanças registrou-se incremento de mais de 14% na arrecadação do IPTU, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O secretário executivo de Planejamento e Fazenda, João Marinho, destacou a contribuição dos vereadores para o resultado, que veio após a aprovação do programa de refinanciamento de dívidas (REFIS-Jaboatão), aprovado pela Câmara para permitir descontos de até 100% em juros e multas na quitação de tributos atrasados.

"Tivemos uma adesão muito boa dos contribuintes. Foi uma grande contribuição da Câmara dos Vereadores, que também tem impactado positivamente na arrecadação de ISS e ITBI, já que os moradores estão aproveitando para regularizar seus imóveis", comentou Marinho.

MATERNIDADE - Na área de saúde o destaque apresentado pela secretária Zelma Pessoa foram as obras de construção da Policlínica de Marcos Freire (63% concluída) e o Centro de Parto Normal da Maternidade Rita Barradas, com aproximadamente 80% dos serviços finalizados.

"Reconhecemos que deveriam estar uma pouco mais adiantados, mas enfrentamos dificuldades por conta no atraso de repasses do Governo Federal. Mesmo assim, a maternidade esperamos entregar à população até novembro", explicou. Ela informou ainda que a secretaria registrou aumento de 81% nos atendimentos nas policlínicas, e número superior a 60 mil na UPA, além de 3.968 chamados atendidos pelo SAMU.

A secretária ainda acrescentou que foram realizados 1.270 partos na rede municipal, sendo 69% normais. Os exames especializados subiram de 230 mil para 395 mil, comparando o segundo quadrimestre de 2020 com 2021. Com relação à covid-19, ela disse que mais de 600 mil doses da vacina já foram aplicadas no povo de Jaboatão.