JABOATÃO TERÁ LEI INOVADORA NA FISCALIZAÇÃO DE EDIFÍCIOS

por Pedro Tinoco publicado 14/03/2019 18h04, última modificação 14/03/2019 18h04
Estima-se que existam cerca de 1.400 edifícios em Jaboatão com problemas estruturais. A situação é preocupante, mas a cidade está prestes a ganhar uma lei inovadora para fiscalização dos prédios através da criação de um programa de manutenção permanente. O projeto será apresentado pelo vereador Irmão Fabinho, tendo por base estudos técnicos da engenheira civil Carlinda Koch.

"Estamos assistindo o drama dos moradores do Edifício Holiday, no Recife, mas nós temos situações parecidas aqui em Jaboatão,onde a Defesa Civil identificou mais de 1.400 prédios com problemas estruturais. Esta é a nossa preocupação" disse o vereador.

A ideia básica do projeto é criar uma certificação para os edifícios após inspeção técnica obrigatória a cada dez anos. "Os desastres que temos visto são por falta de obrigatoriedade da manutenção. Alguns prédios fazem e outros não. A lei vai obrigar os proprietários a realizar serviços periodicamente, sob pena de serem multados. Isto vai provocar uma mudança cultural e maior segurança para todos", afirmou a engenheira Carlinda Koch.