PREFEITURA UTILIZA DRONE E ARMADILHAS PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 10/03/2016 10h15, última modificação 11/03/2016 13h11
Atendendo convite da Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes a secretária Executiva de Saúde do município, Gessyane Paulino, apresentou hoje (10) um breve relato sobre as ações que a Prefeitura está implementando no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. Ela ressaltou a importância da participação de toda população no processo de enfrentamento ao problema, que só será definitivamente resolvido com a eliminação do mosquito do meio ambiente.

De acordo com pesquisas cerca de 80% dos focos encontram-se em residências. Por isso a secretária destacou a participação da Câmara como parceira da Prefeitura, que aprovou recentemente várias leis que visam facilitar o acesso dos agentes de saúde aos locais de possíveis criadouros.

“A Câmara vem fazendo a sua parte. As leis aprovadas – principalmente a que permite a entrada dos agentes em imóveis fechados – são muito importantes, pois sabemos que o mosquito tem uma capacidade grande de proliferação e temos que atacar todos os locais onde ele possa se reproduzir”, disse.

A secretária informou que o município já notificou 1009 casos suspeitos de dengue, 39 de chikungunya e 51 de zika, além de 111 registros de microcefalia e um óbito relacionado com estas doenças. Os casos suspeitos, entretanto, ainda deverão ser confirmados através de exames de sangue. Em relação aos bairros mais afetados ela disse que a maior parte dos casos de dengue e chikungunya se concentram nos Curados. Já a incidência de zika está na região das praias.

ARMADILHAS - Para enfrentar o problema a Prefeitura tem promovido a mobilização de professores, estudantes, líderes comunitários e religiosos. Ao todo mais de 27 mil pessoas foram orientadas a fim de se tornarem multiplicadores de informações.  A Prefeitura também está lançando mão da estratégia de instalar armadilhas para coletar os ovos depositados pelas fêmeas do mosquito. Com isso já foram destruídos cerca de 101 mil futuras larvas do inseto. Até o momento mais de 122 mil imóveis já foram inspecionados.

A secretária informou também que a Prefeitura vem utilizando um drone – equipamento aéreo não tripulado - para identificar as casas com caixas d’água sem tampa. Ela pede aos moradores que denunciem a existência de focos do mosquito através do telefone 0800 281 0502.