PROJETO DE "CRÉDITO VERDE" PROPÕE DESCONTO NO IPTU PARA QUEM RECICLAR

por Pedro Tinoco publicado 02/08/2022 15h45, última modificação 02/08/2022 19h56
O vereador Wando de Zé Bom (PCdoB) apresentou a Indicação 003/2022 a fim de que o Poder Executivo apresente projeto de lei a fim de viabilizar a proposta de criação do CRÉDITO RECICLÁVEL - SUSTENTÁVEL no município de Jaboatão. Em linhas gerais, a ideia é conceder descontos no IPTU dos contribuintes que realizarem a troca de material reciclável em pontos de coleta da prefeitura.

"Será uma grande contribuição para o meio ambiente, além de gerar renda para os profissionais que atuam nas cooperativas de reciclagem e descontos no IPTU dos moradores que aderirem ao programa. Trata-se de um projeto que traz benefícios para toda sociedade e para o governo municipal", argumentou o parlamentar.

De acordo com a Indicação, o material reciclável (plástico, vidro, papel, metais etc) seriam trocados em pontos de coleta e a cada entrega os produtos seriam pesados e a eles atribuídos um valor. O somatório do ano anterior seria então contabilizado e gerado então um desconto no valor do IPTU do ano seguinte.

"Vamos reduzir os danos do descarte indiscriminado na natureza, preservar o meio ambiente e gerar riqueza. No decorrer dos anos a iniciativa, certamente, vai mostrar que Jaboatão se tornará uma cidade melhor, com uma população mais educada e com melhor qualidade de vida", afirmou.

O projeto foi apresentado hoje (02), durante a sessão plenária presidida pelo vereador Irmão Dé (foto). A proposta segue para apreciação do Poder Executivo.