RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE 2023 É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

por Pedro Tinoco publicado 30/05/2023 17h43, última modificação 30/05/2023 17h43
Representantes das secretarias de Saúde e da Fazenda, além da Defesa Civil municipal, participaram de audiência pública, na manhã de hoje (30), no plenário da Câmara, a fim de apresentar o relatório de atividades do primeiro quadrimestre de 2023. Além deles, o prefeito Luiz Medeiros também compareceu à reunião.

No âmbito da Secretaria da Fazenda, o secretário César Barbosa informou que, em números gerais, a arrecadação de janeiro a abril de 2023 (receitas próprias) teve um incremento de mais 7%, em relação ao mesmo período do ano passado. Subiu de R$ 511 milhões em 2022 para R$ 552 milhões, em 2023.

Em relação aos principais impostos, ele detalhou que a arrecadação do IPTU subiu 8,52%, o ISS foi positivo em 16,2% e o ITBI teve alta de 1,32%. Já o ICMS, sofreu redução de 11%. Em 2022 o tributo rendeu R$ 102 milhões para Jaboatão, mas este ano foram R$ 91 milhões.

A queda é atribuída à desoneração dos combustíveis e outros impostos. "Infelizmente, o cenário para os próximos meses não é muito animador. Mas estamos nos preparando para realizar o manejo necessário para que os serviços tenham continuidade, sem prejuízo para a população", comentou.

SAÚDE -  Na saúde, a secretária Zelma Pessoa relatou dificuldades para o abastecimento de medicamentos da farmácia básica, como analgésicos e antibióticos, que, de acordo com ela, são um problema nacional. Mas ressaltou dados positivos como a parceria com escolas de saúde de nível médio, técnico e superior, que mantêm convênios com a prefeitura reforçando o pessoal com cerca de 500 estagiários.

"Gostaria de registrar também o avanço das obras de construção e reforma de unidades de saúde. A maioria delas já ficará pronta até o final do segundo semestre", afirmou. Em números gerais ela informou ações para 45 mil alunos da rede municipal, 13 mil procedimento de saúde mental, 15,6 mil intervenções odontológicas e 620 mil exames realizados.

Ainda durante a audiência pública, o diretor da Defesa Civil, coronel Elton Moura, apresentou o plano estratégico para enfrentamento do período de inverno. Ele destacou o foco em ações preventivas a fim de evitar, ou minimizar, tragédias como as ocorridas durante as fortes chuvas do ano passado.

"Elaboramos um sistema de alerta e alarme para informar a população de situações de risco iminentes, inspirado no plano da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e adaptado para a realidade de nossa cidade", afirmou.

PREFEITO -  O prefeito Luiz Medeiros ressaltou os esforços de toda gestão para que a máquina pública funcione da melhor maneira possível. "Investimos muito em obras estruturadoras, nos antecipando, a fim de salvar vidas. Hoje, os protocolos seguidos por Jaboatão são referência para várias outras cidades de Pernambuco", disse.

O presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja, parabenizou a equipe da prefeitura e o prefeito pela disponibilidade e transparência na apresentação dos relatórios. "A Câmara tem sido parceira da prefeitura em todas as ações que beneficiam o povo de nossa cidade. Este trabalho em parceria tem sido muito importante", finalizou.