REVITALIZAÇÃO DO PARQUE GUARARAPES

por Pedro Tinoco publicado 15/05/2017 17h55, última modificação 16/05/2017 17h04
O presidente da Câmara de Vereadores de Jaboatão, Adeíldo da Igreja, esteve presente à solenidade promovida pelo Ministério da Defesa, hoje (15), para anunciar investimentos da ordem de R$ 5 milhões na construção Do memorial Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648 e 1649. O equipamento deverá reunir objetos e documentos relacionados ao episódio histórico e faz parte do Plano de Revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

“Há algum tempo a Câmara vem enfatizando a necessidade de revitalização do Parque. Nossa preocupação é com as questões de segurança e também com a situação dos moradores do entorno, que ainda se sentem inseguros sempre que há algum movimento de reforma. Mas os moradores podem ter certeza que as obras vêm para beneficiar a todos e ninguém vai mexer com a população que já vive aqui há mais de 40 anos”, disse Adeíldo.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann também falou sobre a importância da revitalização. “Ter aqui um local onde nossos jovens, pessoas que vêm de fora e também pernambucanos, conheçam a realidade do que foi a expulsão dos holandeses e afirmação da identidade do nacionalismo brasileiro”, disse.

A história a ser lembrada no espaço remonta à década de 1640, quando ocorreram duas batalhas em Montes dos Guararapes para combater o domínio holandês na capitania hereditária de Pernambuco. Esses episódios são considerados marcos da construção da identidade nacional porque juntou brasileiros, inclusive indígenas, e portugueses contra os holandeses. Em 1654, a Holanda se retirou de Pernambuco.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados