ROBERTO RIBEIRO RECEBE MEDALHA VIDAL DE NEGREIROS

por Pedro Tinoco publicado 07/03/2023 18h50, última modificação 07/03/2023 18h50
O universo das artes invadiu - no bom sentido - o plenário da Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, hoje (07), durante sessão solene para entrega da medalha do mérito Vidal de Negreiros ao artista plástico jaboatonense Roberto Ribeiro. A proposição foi do vereador Melque Almeida e aprovada por unanimidade pelos demais componentes da Casa.

Em seu discurso, Melque ressaltou as habilidades do homenageado, assim como o seu "bairrismo" quando leva o nome de Jaboatão para o Brasil e o Mundo, por meio de seu trabalho. "Roberto tem uma história com a cidade. Nasceu e viveu sempre em Jaboatão e sua obra reflete esta ligação", afirmou.

O vereador destacou os trabalhos que retratam a natureza e também quadros como o "Batalha dos Guararapes", que reproduzem o momento histórico que colocou Jaboatão no centro da história do Brasil. "A entrega desta medalha nos honra muito. É o reconhecimento do trabalho de toda uma vida", destacou o parlamentar.

AUTODIDATA - Roberto Ribeiro é natural de Jaboatão e sempre morou no bairro de Cajueiro Seco. Artista autodidata é amigo do pintor Romero Britto, com quem aprendeu técnicas de pintura a óleo. Outro destaque em sua produção são as pinturas sacras.

"Agradeço a Deus por esta homenagem. De fato, nossa arte ultrapassou as fronteiras do Brasil, mas em nenhum momento esqueço as raízes jaboatonenses. Esta medalha é uma honra para mim e será mais uma forma de divulgação do nosso trabalho", disse o artista.

No exercício da presidência da sessão, o vereador Marlus Costa, enfatizou a importância da arte como fator de evolução cultural de uma cidade e país.

"A arte transforma ambientes. Eu mesmo tenho uma experiência pessoal com a aquisição de quadros como forma de melhorar o ambiente de minha casa. Roberto está de parabéns por esta contribuição que dá àqueles que adquirem suas peças", afirmou.