SAÚDE E FINANÇAS APRESENTAM RESULTADOS DO 1º QUADRIMESTRE 2022

por Pedro Tinoco publicado 26/05/2022 17h45, última modificação 27/05/2022 08h37
Os secretários de Finanças e Saúde da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (César Barbosa e Zelma Pessoa) apresentaram, em audiência pública realizada na manhã de hoje (26) no plenário da Câmara Municipal, relatório do primeiro quadrimestre de 2022 (janeiro a abril) das duas pastas. Os índices demonstram um processo de recuperação e evolução dos serviços ofertados à população, após dois anos de pandemia.

Nas finanças as receitas próprias obtiveram um crescimento médio de 14% na arrecadação, ultrapassando a marca de R$ 1,2 bilhão. Em relação ao mesmo período no ano de 2021, houve um saldo positivo de R$ 64 milhões. Tributos como o ISS, o ITBI e o ICMS tiveram elevação de 10%, 18% e 3,22%, respectivamente.

Já o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) recebeu incremento de mais 22%, totalizando uma receita de R$ 40 milhões. O IPVA também melhorou em 2022, com arrecadação de R$ 41 milhões nos primeiros quatro meses do ano, resultando em um saldo positivo de 27% a mais, em relação a 2021.

SAÚDE - Com a melhoria da economia e da arrecadação municipal, foi possível investir na recuperação da infraestrutura das unidades de saúde. De acordo coma secretária Zelma Pessoa, as obras em novos edifícios e a manutenção preventiva da rede custaram cerca de R$ 1,4 milhão, neste primeiro quadrimestre.

Ela falou também sobre projetos como a Unidade de Saúde da Família (USF) de Curcurana, que custou R$ 129 mil e foi inaugurada em janeiro, a partir de parceria com a Faculdade Tiradentes, que bancou parte dos custos de construção. "Isso foi possível graças a convênio que firmamos com a escola possibilitando que os seus alunos possam atuar naquela unidade", explicou.

A secretária destacou também a inauguração do Centro de Parto Normal, os avanços dos serviços no CAPS e o trabalho do SAMU, que infelizmente vem sendo prejudicado por conta de trotes. No quadrimestre foram cerca de cinco mil chamadas atendidas, sendo que, em abril, 27% eram solicitações falsas.

Zelma relatou ainda a contratação de 74 agentes de combate a endemias, por meio de seleção simplificada, somando um total de 236 profissionais. Ela também anunciou novo processo seletivo para incluir mais 72 médicos de várias especialidades na rede de saúde pública de Jaboatão.

Ao final da audiência pública os secretários responderam a questionamentos dos vereadores e anotaram sugestões para melhoria dos serviços. "Queremos agradecer a maneira cordial, clara e direta como as informações foram passadas para os vereadores e o público presente. E reconhecer os esforços que a administração municipal tem feito para manter os serviços oferecidos à população cada vez mais com qualidade e respeito", afirmou o presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja.