Últimas Notícias

por admin publicado 19/01/2021 12h58, última modificação 19/01/2021 12h58
Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 07/10/2016 10h04

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama - Leia mais…

PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DOS MONTE GUARARAPES

PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DOS MONTE GUARARAPES

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 30/09/2016 12h27

É um dos mais importantes locais históricos do Brasil. Foi palco das batalhas decisivas travadas entre luso-brasileiros e holandeses, na Guerra da Restauração Pernambucana. Nas encostas dos seus morros, os holandeses foram derrotados em 1648 e 1649 pelos nossos combatentes. Após a rendição dos flamengos, o Governador de Pernambuco, Francisco Barreto de Meneses, mandou erguer uma capela votiva a Nossa Senhora dos Prazeres, em ação de graças pelas duas vitórias alcançadas.

PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DOS MONTE GUARARAPES - Leia mais…

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA DOAÇÃO DE TERRENO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA DOAÇÃO DE TERRENO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 28/09/2016 12h34

Após Parecer do Ministério Público Federal (MPF), recomendando a aprovação do Projeto de Lei 011/2016, que refere-se à doação de terreno para construção de residências para moradores do Conjunto Muribeca, a Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes aprovou por unanimidade o Projeto de Lei em tela, de autoria do Poder Executivo, e aprovou também o Projeto de Lei que transforma Muribeca como área em Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) durante a Sessão de hoje (21).

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA DOAÇÃO DE TERRENO - Leia mais…

VEREADORES DERRUBAM VETO DO PREFEITO E REGULAMENTAM PROFISSÃO DE AGENTE DE TRÂNSITO

VEREADORES DERRUBAM VETO DO PREFEITO E REGULAMENTAM PROFISSÃO DE AGENTE DE TRÂNSITO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 28/09/2016 12h37

Por 21 votos (unanimidade) a Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes derrubou Veto do Prefeito Elias Gomes ao Projeto de Lei 034/2016, que regulamenta a atividade profissional dos Agentes de Trânsito e Transporte. Alegando inconstitucionalidade o Prefeito vetou o Projeto de Lei, mas com a votação de hoje (21), o Veto foi REJEITADO pelos Senhores Vereadores, após a rejeição do veto, o Projeto de Lei, retornou ao Poder Executivo para sua Promulgação. Após o prazo de 72h, o Prefeito não promulgando, o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes o fará.

VEREADORES DERRUBAM VETO DO PREFEITO E REGULAMENTAM PROFISSÃO DE AGENTE DE TRÂNSITO - Leia mais…

APROVADA LDO 2017

APROVADA LDO 2017

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 08/09/2016 11h48

Após cumprir toda tramitação legal – inclusive a promoção de uma audiência pública sobre o tema – a Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes aprovou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício do ano de 2017, hoje (26), durante a sessão plenária. A proposta recebeu pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação / Finanças e Orçamento antes de ser votada em plenário.

APROVADA LDO 2017 - Leia mais…

Conheça a Lagoa Azul, o novo cartão postal de Pernambuco

Conheça a Lagoa Azul, o novo cartão postal de Pernambuco

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 30/08/2016 13h30

Sair da rotina tumultuada, aproveitar o sol e a paisagem: quem disse que não dá para fazer tudo isso sem gastar muito? Ainda conhecida por poucos, a Lagoa Azul anda conquistando as pessoas que vivem da região metropolitana. O local, que fica na zona rual de Jaboatão dos Guararapes, a 33km da capital pernambucana, esbanja beleza natural. O cenário é composto de paredões rochosos, águas e árvores.

Conheça a Lagoa Azul, o novo cartão postal de Pernambuco - Leia mais…

25 de agosto – Dia do Soldado

25 de agosto – Dia do Soldado

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 26/08/2016 14h25

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

25 de agosto – Dia do Soldado - Leia mais…

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE LDO 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE LDO 2017

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 26/08/2016 08h18

A secretária de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Mirtes Cordeiro, compareceu na manhã de hoje (23) ao plenário da Câmara a fim de apresentar dados sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017. Durante a audiência pública ela demonstrou o balanço financeiro dos anos de 2015 e 2016 indicando que – apesar da crise – a arrecadação Jaboatão cresceu. Baseados no que a secretária falou os vereadores teceram várias críticas à Administração Municipal, principalmente em relação às falhas na prestação dos serviços básicos, como os da saúde. De acordo com a secretária a receita deste ano deve chegar a R$ 1,16 bilhão.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE LDO 2017 - Leia mais…

A IMPORTÂNCIA DA ADVOCACIA NA LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS

A IMPORTÂNCIA DA ADVOCACIA NA LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 22/08/2016 13h39

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subsecção Jaboatão dos Guararapes e Moreno, através da sua Comissão de Direitos Humanos, tem a honra de convidar-lhe para participação em evento alusivo ao Mês dos Advogados e à Semana da Anistia, sob o tema:

A IMPORTÂNCIA DA ADVOCACIA NA LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS - Leia mais…

Campanha eleitoral mais curta dos últimos 18 anos começou nesta terça

Campanha eleitoral mais curta dos últimos 18 anos começou nesta terça

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 19/08/2016 12h07

Duração da campanha diminui de 90 para 45 dias; na TV, serão 35 dias. Outra mudança para a eleição deste ano é proibição de doação empresarial.

Campanha eleitoral mais curta dos últimos 18 anos começou nesta terça - Leia mais…

MULHERES PROMOVEM FESTA DO DIA DOS PAIS

MULHERES PROMOVEM FESTA DO DIA DOS PAIS

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 15/08/2016 11h21

A comemoração era pelo Dia dos Pais, mas quem roubou a cena foram as funcionárias da Casa que organizaram o evento, na manhã de hoje (12). A homenagem surpreendeu pela organização e alto nível da festa, que teve sorteio de brindes para todos os papais presentes, sendo o principal deles uma bicicleta. Tudo adquirido com recursos arrecadados entre os próprios funcionários. Além dos prêmios os pais também tiveram direito a recital de poesia e um saboroso lanche à base de saladas de frutas, salgadinhos, cachorro-quente, bolos diversos, sucos e refrigerantes.

MULHERES PROMOVEM FESTA DO DIA DOS PAIS - Leia mais…

SUPERAÇÃO NO PRIMEIRO OURO DO BRASIL

SUPERAÇÃO NO PRIMEIRO OURO DO BRASIL

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 16/08/2016 11h21

A conquista da primeira medalha de ouro pelo Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016 foi registrada em discurso do vereador Sargento Sampaio na manhã de hoje (09), durante a sessão plenária. O parlamentar destacou a superação da judoca Rafaela Lopes da Silva – tanto na vida pessoal, como no esporte - como inspiração também para o povo jaboatonense. Ele propôs ainda a aprovação de voto de aplauso para a atleta.

SUPERAÇÃO NO PRIMEIRO OURO DO BRASIL - Leia mais…

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A LDO

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A LDO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 11/08/2016 09h18

A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes apresentou hoje (09) o requerimento nº 358/2016 a fim de realizar audiência pública para discutir o projeto de lei nº 014/2016, de autoria do Poder Executivo. Trata-se da proposta que estabelece as diretrizes orçamentárias do município no ano de 2017 (LDO). A reunião deverá ocorrer no próximo dia 23, a partir das 10h, no plenário da Câmara.

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A LDO - Leia mais…

VEREADORES REGULAMENTAM PROFISSÃO DE AGENTE DE TRÂNSITO

VEREADORES REGULAMENTAM PROFISSÃO DE AGENTE DE TRÂNSITO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 16/08/2016 11h20

A Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes aprovou hoje (08) o Projeto de Lei 034/2016, que regulamenta a atividade profissional dos Agentes de Trânsito e Transporte no âmbito do município. A proposta foi apresentada pelo vereador Vado Jogador, atendendo a uma antiga reivindicação da categoria. Agora o projeto segue para o Poder Executivo, que poderá sancionar ou vetar a nova lei.

VEREADORES REGULAMENTAM PROFISSÃO DE AGENTE DE TRÂNSITO - Leia mais…

VEREADORES DENUNCIAM DESCASO COM O LIXO RECICLÁVEL

VEREADORES DENUNCIAM DESCASO COM O LIXO RECICLÁVEL

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 10/08/2016 12h57

A pouca atenção que estaria sendo dada pela Prefeitura na questão da destinação final do lixo reciclável do município foi alvo de críticas dos vereadores durante a sessão plenária realizada hoje (03). Informações que chegaram aos parlamentares indicam que não estaria havendo a separação dos diversos tipos de resíduos, ocasionando prejuízos ambientais e financeiros para a cidade.

VEREADORES DENUNCIAM DESCASO COM O LIXO RECICLÁVEL - Leia mais…

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA PRECISA MELHORAR

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA PRECISA MELHORAR

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 04/08/2016 14h25

Em cidades como Jaboatão dos Guararapes, que integram a região metropolitana da capital, é comum que os limites territoriais do município não sejam muito perceptíveis àqueles que transitam entre uma cidade e outra. Justamente por esta integração – não se sabe exatamente onde começa ou onde termina cada cidade – faz-se necessário que a sinalização turística seja muito clara. Alerta neste sentido foi emitido pelos vereadores hoje (03), em debate na Câmara.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA PRECISA MELHORAR - Leia mais…

VEREADORES ANALISAM LEI DE INCENTIVO À CULTURA

VEREADORES ANALISAM LEI DE INCENTIVO À CULTURA

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 03/08/2016 09h45

A Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes está analisando importante projeto sobre o fomento à cultura no município. Quando entrar em vigor a nova lei vai estabelecer parâmetros para captação de recursos, políticas públicas para o setor cultural, promoção da diversidade de atividades artísticas, entre outras ações de incentivo que culminarão na criação do Sistema Municipal de Cultura (SMC).

VEREADORES ANALISAM LEI DE INCENTIVO À CULTURA - Leia mais…

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM A YANE MARQUES

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM A YANE MARQUES

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 03/08/2016 09h42

A pentatleta pernambucana Yane Marques foi escolhida, através de votação popular pela internet, para ser a porta-bandeira do Brasil na abertura das Olimpíadas 2016. E como não poderia deixar de ser a Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes – berço da Pátria - parabenizou a representante de Pernambuco nos Jogos Olímpicos, hoje (01), durante a sessão plenária, lembrando a sua trajetória vitoriosa no esporte.

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM A YANE MARQUES - Leia mais…

Comunicado: Palestra Eleições 2016

Comunicado: Palestra Eleições 2016

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 24/07/2016 18h00

O assessor da Corregedoria Geral do Tribunal Regional de Pernambuco, Orson Lemos, especialista em direito eleitoral, estará dando uma palestra exclusiva na quarta-feira (27/07), no auditório da Faculdade Metropolitana, a respeito da legislação eleitoral vigente para as eleições 2016.

Comunicado: Palestra Eleições 2016 - Leia mais…

Eliminar o mosquito da dengue também é sua responsabilidade

Eliminar o mosquito da dengue também é sua responsabilidade

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 21/07/2016 14h23

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Eliminar o mosquito da dengue também é sua responsabilidade - Leia mais…

CÂMARA REALIZA SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS NO RECESSO

CÂMARA REALIZA SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS NO RECESSO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 18/07/2016 13h34

Atendendo convocação do Poder Executivo a Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes realizou na manhã de hoje (11) a segunda reunião extraordinária a fim de apreciar os projetos de lei 011/2016 e 012/2016.

CÂMARA REALIZA SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS NO RECESSO - Leia mais…

FUNCIONÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

FUNCIONÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 07/07/2016 13h40

Dentro do Programa de Valorização Profissional da Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, a Mesa Diretora da Casa promoveu durante a última quarta-feira (06) o curso “Gestão e Liderança no Setor Público”. O evento foi destinado aos funcionários da Câmara com o objetivo de melhorar a qualidade e promover maior eficiência dos serviços prestados à população da cidade.

FUNCIONÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO - Leia mais…

MESA DIRETORA DÁ O PONTA PÉ INICIAL PARA ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO

MESA DIRETORA DÁ O PONTA PÉ INICIAL PARA ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 01/07/2016 15h34

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes, em reunião na manhã de hoje (01), resolveu iniciar as análises e estudos pertinentes para que seja aberto Concurso Público.

MESA DIRETORA DÁ O PONTA PÉ INICIAL PARA ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO - Leia mais…

A Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes promove capacitação para seus servidores

A Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes promove capacitação para seus servidores

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 30/06/2016 12h17

A Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, organiza no próximo dia 06 de julho de 2016, o primeiro curso de capacitação sob o enfoque de Gestão e Liderança no setor Público. O objetivo do treinamento é dotar os servidores públicos de conhecimentos sobre as competências e os novos paradigmas de liderança no Setor Público. A partir de uma perspectiva sistêmica, objetivando as melhores práticas de gestão, com o auxílio de ferramentas eficazes para proporcionar aos servidores uma melhor performance em suas atividades, tanto no aspecto pessoal quanto em suas atividades corporativas.

A Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes promove capacitação para seus servidores - Leia mais…

ESTÁ NO AR O DIÁRIO OFICIAL Nº 1 DA CÂMARA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES

ESTÁ NO AR O DIÁRIO OFICIAL Nº 1 DA CÂMARA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 04/07/2016 11h16

No dia 21 de junho de 2016, foi publicado o primeiro Diário Oficial da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes.

ESTÁ NO AR O DIÁRIO OFICIAL Nº 1 DA CÂMARA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES - Leia mais…

SÃO JOÃO NA CÂMARA

SÃO JOÃO NA CÂMARA

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 21/06/2016 08h59

Para marcar o ciclo de festejos junino deste ano os funcionários da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes promoveram na última sexta-feira (17) a tradicional Festa de São João. Canjica, pamonha, milho, bolos diversos, sorteio de presentes e, principalmente, muita alegria e arrasta pé, deram o tom da comemoração, no plenário da Casa, transformado em um pequeno arraial.

SÃO JOÃO NA CÂMARA - Leia mais…

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SITUAÇÃO DO CONSELHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SITUAÇÃO DO CONSELHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 27/06/2016 10h15

Jaboatão é a única cidade do Brasil que ainda não realizou o processo de escolha dos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A situação inusitada tem provocado apreensão entre conselheiros, candidatos ao cargo e entre as famílias, já que o serviço começa a ficar deficitário em função da indefinição. Por conta disso a Mesa Diretora da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes convocou uma audiência pública, realizada hoje (14), com representantes da Prefeitura, do Conselho e dos candidatos, a fim de resolver o impasse.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SITUAÇÃO DO CONSELHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Leia mais…

FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MÚNICIPAL DO JABOATÃO RECEBEM 50% DO 13º SALÁRIO ANTECIPADO

FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MÚNICIPAL DO JABOATÃO RECEBEM 50% DO 13º SALÁRIO ANTECIPADO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 16/06/2016 12h38

A Mesa Diretora da Câmara Municipal doJaboatão dos Guararapes anunciou, hoje (14), que os funcionários efetivos da Casa receberão os vencimentos do mês de junho juntamente com 50% do 13º salário, a partir de amanhã (15).

FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MÚNICIPAL DO JABOATÃO RECEBEM 50% DO 13º SALÁRIO ANTECIPADO - Leia mais…

AMBULANTES RECLAMAM DE FISCALIZAÇÃO

AMBULANTES RECLAMAM DE FISCALIZAÇÃO

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 21/06/2016 09h41

A fiscalização do comércio ambulante na cidade de Jaboatão dos Guararapes e supostos abusos cometidos por agentes que deveriam simplesmente cumprir a lei foram debatidos hoje (13) na sessão plenária da Câmara. Alguns vereadores relataram que têm recebido reclamações de comerciantes que tiveram suas mercadorias apreendidas irregularmente.

AMBULANTES RECLAMAM DE FISCALIZAÇÃO - Leia mais…

SARGENTO SAMPAIO CIDADÃO JABOATONENSE

SARGENTO SAMPAIO CIDADÃO JABOATONENSE

por Danilo de Araújo Rodrigues — última modificação 01/07/2016 10h33

A vida do vereador Reinival Sampaio Dourado, conhecido por todos como Sargento Sampaio, é cheia de coincidências e detalhes que bem poderiam se transformar em livro ou filme. Ainda criança veio de São Paulo com os pais para Pernambuco devido a problemas de saúde. Foi morar nos Montes Guararapes – palco da famosa Batalha dos Guararapes que terminou por originar o Exército Brasileiro. Tempos depois, aos 18 anos, ingressou nas fileiras da Força Terrestre onde atuou por 25 anos até se candidatar a vereador, em 2008, e passar a atuar na luta em defesa do povo de sua comunidade.

SARGENTO SAMPAIO CIDADÃO JABOATONENSE - Leia mais…

Ações do documento