VEREADORA JACINTA ALERTA PARA VIOLÊNCIA INFANTO-JUVENIL

por Pedro Tinoco publicado 04/10/2021 19h35, última modificação 04/10/2021 19h39
A vereadora Maria Jacinta ocupou a tribuna da Câmara, na manhã de hoje (04), para fazer um alerta sobre o crescente número de casos de violência contra crianças e adolescentes em Jaboatão. Ligada ao setor da educação, a parlamentar revelou três situações de crime que têm como vítimas alunos da rede municipal de ensino e chocou os vereadores e público presentes. A vereadora apelou para que a Câmara de Vereadores ajude a combater os abusos. Nas três situações a violência foi cometida por familiares.

Ela relatou os casos de um menino que é obrigado pelo pai a traficar drogas na comunidade onde vive, uma menina que não dorme à noite com medo de sofrer abuso sexual por parte do padrasto e um outro menino de apenas oito anos que foi hospitalizado após sofrer violência sexual pelo padrasto.

"São casos que estão acontecendo diariamente em toda cidade. Precisamos fazer alguma coisa por estas crianças. São situações gravíssimas que, quando tomamos conhecimento, nos abalam emocionalmente. Muitos professores estão ficando doentes, sendo afastados da sala de aula porque é preciso ter muito fígado para aguentar ouvir estes relatos", disse.

A vereadora fez uma convocação a entidades como a OAB, o Ministério Público, o Conselho da Criança e do Adolescente, além da própria Câmara Municipal, para que haja uma mobilização urgente a fim de promover uma maior proteção às crianças. "A gente precisa promover uma audiência pública e sair daqui com soluções. São fato inadmissíveis", desabafou.

A parlamentar, que também é presidente da Comissão de Educação, declarou que pretende fazer visitas a todas as escolas municipais a fim de coletar informações que ajudem no enfrentamento do problema, que, segundo ela, está trazendo prejuízos para o desenvolvimento escolar. "Muitas crianças abandonam os estudos por conta dos traumas deste tipo de violência", finalizou.