VEREADORES ANALISAM PROJETO QUE CONCEDE AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 1.500,00 ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

por Pedro Tinoco publicado 06/06/2022 16h45, última modificação 06/06/2022 20h04
A Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes deu início, hoje (06), à tramitação do projeto enviado à Casa pela Prefeitura a fim de conceder um auxílio emergencial no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) às vítimas das enchentes registradas nos últimos 15 dias. A expectativa é que a proposta seja votada em definitivo na sessão plenária de amanhã (07).

De acordo com o projeto, as famílias que ficaram desalojadas e foram cadastradas nos abrigos oficiais da prefeitura serão as primeiras beneficiadas. O valor de R$ 1.500,00 será depositada em conta bancária do beneficiário de uma só vez. Para aqueles que perderam as casas, foi proposto o pagamento de um auxílio moradia. Atualmente o valor é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), mas o projeto prevê um reajuste de 100%, elevando o valor para R$ 300,00 (trezentos reais).

O projeto foi lido e discutido hoje em plenário. Os vereadores já se dispuseram a apresentar emendas para que o auxílio seja ampliado para outras pessoas que, comprovadamente, sofreram prejuízos, mas que não ficaram nos abrigos da prefeitura. Os parlamentares também deverão propor que o auxílio moradia seja de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Em todo estado foram registradas 126 vítimas fatais em consequência das chuvas (deslizamentos de terra e afogamentos). Deste total, 58 óbitos ocorreram em Jaboatão. Cerca de 90 mil pessoas ainda estão desabrigadas. Por iniciativa do presidente da Câmara, Adeíldo da Igreja, antes do início da sessão plenária foram respeitados três minutos de silêncio em homenagem às vítimas.