VEREADORES APRESENTAM SUGESTÕES PARA MELHORAR TRANSPORTE COMPLEMENTAR

por Pedro Tinoco publicado 13/03/2017 20h30, última modificação 13/03/2017 20h30
A Prefeitura de Jaboatão enviou projeto de lei para a Câmara de Vereadores a fim de regulamentar e ordenar o transporte público complementar no município. A proposta foi lida em plenário na sessão de hoje (13) quando os parlamentares levantaram diversas sugestões de melhoria para o projeto. Uma delas diz respeito à realização de uma audiência pública envolvendo representantes da prefeitura, da Câmara, dos usuários do sistema e dos profissionais responsáveis pelo transporte de passageiros (motoristas e cobradores).

O vereador Daniel Alves relatou que tomou conhecimento de alguns problemas enfrentados pelos idosos, que não estão sendo devidamente respeitados pelos condutores dos micro-ônibus. “Apesar de terem direito à gratuidade muitos idosos estão sendo obrigados a pagar a passagem ou são ‘convidados’ a descer do veículo. É tão humilhante que muitos estão preferindo andar a pé ao invés de pegar o transporte”, denunciou.

Ele informou ainda que alguns motoristas e cobradores estão retirando os acentos dos veículos para que caibam mais pessoas em pé. Para ele, os trabalhadores do transporte complementar precisam ser obrigados a passar por um curso de capacitação a fim de melhorar a relação com os usuários. “Tem que ter um curso de qualidade no atendimento. Isto precisa estar na lei como um dos pré-requisitos para que eles possam estar habilitados a trabalhar no setor”, comentou.

O vereador e presidente da Casa, Adeíldo da Igreja, afirmou que as sugestões apresentadas pelos parlamentares deverão ser incorporadas ao projeto sob a forma de uma emenda a ser subscrita por todos os 27 vereadores. “Uma coisa que acho que deve mudar de imediato é a limitação das vagas para gratuidades. Acho que tem que acabar com isso porque era uma forma de regular o direito do idoso, mas que os motoristas e cobradores não respeitam. Então que se acabe com a limitação”, sugeriu.