VEREADORES DEBATEM INCENTIVO À CULTURA EM SESSÃO QUE HOMENAGEOU AS MÃES

por Pedro Tinoco publicado 06/05/2022 17h53, última modificação 06/05/2022 17h53
O recente veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Lei Aldir Blanc 2 - que destinaria R$ 3 bilhões a estados e municípios para investimento no setor cultural - foi pauta de debates na Câmara de Vereadores de Jaboatão, durante a sessão plenária ocorrida na manhã de hoje (06). O vereador Neco Júnior criticou a medida enquanto outros parlamentares defenderam o veto do presidente.

O principal argumento contrário foi a atual situação do país, em fase de recuperação econômica pós-pandemia, e a necessidade de investimentos em áreas que priorizem a infraestrutura e os programas sociais, a exemplo do Auxílio Brasil, que estabeleceu o valor de R$ 400,00 para famílias de baixa renda.

"Bolsonaro teve a coragem de vetar a lei no momento certo. O apoio à cultura é muito importante, mas, no momento, há outras necessidades mais urgentes para atender o povo carente", afirmou o presidente da Casa Vidal de Negreiros, vereador Adeíldo da Igreja.

Para o vereador Eurico Moura, a lei iria beneficiar os "artistas ricos" a exemplo da cantora baiana Daniela Mercury. "A gente sabe como a Lei Rouanet funcionava, distribuindo milhões para os artistas ricos em detrimentos da classe cultural que atua na base e não tinha acesso a estes recursos. O presidente está certíssimo", comentou.

Já o vereador Neco Júnior afirmou que o veto à nova lei prejudica pequenos produtores. "Aqui mesmo em Jaboatão temos bons exemplos de aplicação da lei. Infelizmente está havendo muita desinformação em relação a este assunto", lamentou.

DIA DAS MÃES - Ainda durante a sessão, foi realizada uma homenagem às servidoras da Câmara por conta da passagem do Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (08). A confraternização teve entrega de flores, bolo e refrigerante.