VEREADORES DENUNCIAM INSEGURANÇA NAS ESCOLAS

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 06/06/2016 00h00, última modificação 07/06/2016 10h49
Os recorrentes assaltos às escolas da rede pública municipal levaram os vereadores a apresentar no plenário, hoje (06), denúncia do Sindicato dos Professores de Jaboatão (Sinproja) sobre o problema. De acordo com os sindicalistas há casos de unidades escolares que já foram roubadas 12 vezes em menos de um ano.

Para o vereador Ricardo Valois, o problema seria menor se a Prefeitura instalasse câmeras de segurança nas escolas. Ele lembrou que projeto de sua autoria determinando que este tipo de equipamento fosse colocado em todas as escolas municipais foi aprovado em 2011, mas o Executivo não cumpriu a lei.

“O projeto de lei 009/2011 foi aprovado e sancionado pelo prefeito. Infelizmente é mais uma lei que ele descumpre em Jaboatão. Acredito que apenas três ou quatro escolas foram contempladas. Já na propaganda da televisão os colégios parecem coisa de primeiro mundo. Pura ficção”, criticou.

O líder do Governo na Câmara, vereador Belarmino Souza, reconheceu que a situação da segurança nas escolas não é ideal, mas lembrou que o problema é nacional. “É uma questão do País inteiro e as escolas também sofrem com isso. Geralmente as unidades mais afetadas estão justamente nas comunidades mais carentes. O prefeito tem ciência disso e na medida do possível está tomando medidas como a instalação das câmeras e reforço da segurança com guardas municipais”, afirmou.