ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

por Pedro Tinoco publicado 23/06/2021 06h24, última modificação 23/06/2021 06h24
ENEIAS MARCELO - As UBS, ou como popularmente são chamadas, “Postos, Centro ou Postos de Saúde” são locais de grande importância para a saúde da população. Além de se instalarem na maioria dos bairros da cidade, são de fácil acesso e gratuitas, pois fazem parte do Sistema Único de Saúde – SUS. O principal objetivo das UBS é atender o maior número de pessoas em uma região para solução de quase 80% dos problemas de saúde da população encaminhando para os ambulatórios de especialidade e hospitais os casos mais graves. Dessa forma, exerce um papel fundamental na promoção e prevenção na área de saúde da população.

As Unidades Básicas de Saúde atendem as seguintes especialidade médicas: Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e contam com o atendimento da Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Assistência Social e Nutrição, além de realizar também exames preventivos (testes de hepatite e DST) e de rotina como hemograma e distribuição gratuita de remédios com receita médica.

Com a Pandemia, muitas famílias perderam seus empregos ou diminuíram sua renda, fazendo com que houvesse um aumento na demanda desses serviços, tornando cada vez mais precário o atendimento dessas UBS.

O governo Anderson Ferreira tem trabalhado constantemente para a melhoria das condições de trabalho nessas unidades, como melhoria na estrutura, contratação de profissionais na área de saúde e maior oferta de remédios para a população Jaboatonense.

Sabemos que ainda há muito por fazer, mas há investimentos substanciais na área que por décadas foi esquecida nas gestões passadas. Com os postos de saúde bem organizados, com coordenadores comprometidos, tenho certeza que a UPA, Hospital da Vida, o PAM iriam ser ‘desafogados’. É isso que a OMS pede, que essas unidades sejam fortalecidas, equipadas e profissionais valorizados.

Nosso papel como gestor é de fiscalizar o Poder Executivo nas ações em todas as áreas, especificamente na saúde, como também de propor projetos que possam fortalecer nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

*Vereador de Jaboatão dos Guararapes