AUDIÊNCIA PÚBLICA: FAZENDA, PREVIDÊNCIA E SAÚDE

por Pedro Tinoco publicado 04/03/2024 17h02, última modificação 04/03/2024 17h02
A Câmara de Vereadores de Jaboatão realizou audiência pública com representantes da Prefeitura de Jaboatão, na manhã de hoje (04), a fim de dar conhecimento à população dos relatórios do 3º quadrimestre de 2023 relativos às pastas da Fazenda e Saúde, além da autarquia Jaboatão Prev, que cuida das aposentadorias dos servidores municipais.

Na ocasião foram apresentados os principais dados sobre as três áreas, com os secretários respondendo também perguntas formuladas pelos vereadores.

Em relação à Secretaria de Planejamento e Fazenda, a secretária executiva Fabiana Silveira informou que nos números apurados para o período (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023), em relação ao ano anterior, houve incremento de mais R$ 98 milhões nas principais receitas, ou um saldo positivo de 7,06%.

A arrecadação co o IPTU subiu 10%, o ISS mais 13% e o ITBI cresceu 25%. Além desses tributos, também foi registrado mais 4,9% no FPM e 14% de receita positiva no IPVA.

Em termos de arrecadação o ranking ficou assim: 1º Fundeb (R$ 380 milhões), 2º ICMS (R$ 299 milhões), 3º ISS (R$ 147 milhões) e 4º FPM (136 milhões).

"Vale destacar que o nosso desempenho tem a participação ativa da Câmara de Vereadores, que tem aprovado projetos importantes para a cidade como o Programa Refis, que permite aos contribuintes pagar débitos em atraso com descontos de até 100% em juros e multas", afirmou.

APOSENTADOS - A autarquia Jaboatão Prev foi representada pela presidente, Lucy Lopes. Ela informou o pagamento de R$ 212 milhões em benefícios aos servidores aposentados, em 2023. De acordo com ela, a prefeitura ainda precisou aportar cerca de R$ 138 milhões para cobrir as despesas, já que o sistema ainda é deficitário.

Na Secretaria de Saúde, o balanço do terceiro quadrimestre revela o pagamento de R$ 29 milhões a prestadores de serviços, cerca de 900 estagiários atuando na rede fruto de convênios com escolas técnicas e universidades, realização de 67 mil consultas e aumento no número de medicamentos distribuídos à população (18 mil no último quadrimestre de 2022 e 21 mil  no mesmo período de 2023).

A secretária de Saúde, Zelma Pessoa, também informou que existem três unidades em construção (Policlínica Marcos Freire, Maternidade Rita Barradas e Laboratório Zeferino Veloso). A respeito do SAMU, ela disse que foram realizados mais de três mil atendimentos no período e mais de 14 mil cirurgias em 2023.

Ao final da apresentação ela fez um apelo para que a população redobre os cuidados no combate à proliferação do mosquito da dengue. "O Brasil vive uma epidemia com mais de um milhão de notificações, em 2024. Precisamos nos esforçar para eliminar a doença", alertou.