LEI COLOCA FIBROMIALGIA NO CENTRO DOS DEBATES EM JABOATÃO

por Pedro Tinoco publicado 12/05/2022 07h00, última modificação 10/05/2022 16h57
Uma doença que afeta principalmente mulheres e que a população ainda precisa conhecer. Estamos falando da fibromialgia, que a partir da aprovação da lei 02/2019, de autoria do presidente da Câmara, vereador Adeildo da Igreja, instituiu o dia 12 de maio como o Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, integrando o calendário oficial do município. O objetivo da lei é fazer com que instituições ligadas à área de saúde possam debater o tema com a população.

Os eventos deveriam ter ocorrido pela primeira vez no ano seguinte à aprovação da lei (2020), mas por conta da pandemia do Novo Coronavírus, só agora em 2022 a programação poderá ser efetuada pela primeira vez. "Foi uma grande vitória a aprovação da lei, pois o tema ainda é tabu entre a população e as pessoas que têm  a doença também precisam enfrentar o preconceito da sociedade", comentou o vereador Adeíldo da Igreja.

A DOENÇA - Mas o que é a fibromialgia? Trata-se de uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

De cada 10 pacientes com a doença, de sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.