MOÇÃO DE APLAUSO PELO DIA DO EXÉRCITO E DOS POVOS INDÍGENAS

por Pedro Tinoco publicado 19/04/2024 16h04, última modificação 19/04/2024 16h04
Em sessão extraordinária realizada na manhã de hoje (19), a Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes aprovou uma "moção de aplauso" pelo Dia do Exército e Dia dos Povos Indígenas, comemorados em 19 de abril.

O Dia do Exército, especialmente, tem uma vinculação direta com a cidade de Jaboatão, pois a data de 19 de abril foi escolhida justamente pelo fato de marcar a primeira batalha ocorrida no Monte Guararapes a fim de promover a expulsão dos invasores holandeses, no ano de 1648.

"Sabemos, por meio da história, que o Exército Brasileiro considera Guararapes berço da Força Terrestre, uma vez que este é o primeiro episódio que marca a união de diversos segmentos do povo brasileiro em torno de um objetivo militar. Por isso, a sua importância para a cidade e para o Brasil", afirmou o presidente da Câmara, Adeíldo da Igreja.

O líder do governo, vereador Belarmino Souza, lembrou que a Câmara tem como patrono André Vidal de Negreiros, um dos heróis de Guararapes. "É uma história que precisa ser vivenciada, ressaltada e valorizada sempre. Jaboatão é uma terra de guerreiros do passado e também do presente. Nosso povo traz em seu DNA essa marca desde este período do Brasil Colonial", destacou.