NOVEMBRO AZUL NA CÂMARA DE JABOATÃO

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 07/11/2016 00h00, última modificação 09/11/2016 10h47
A Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes também aderiu à campanha Novembro Azul. Durante todo mês serão divulgadas mensagens referentes ao tema com o objetivo de conscientizar os homens do município a respeito dos cuidados com a saúde, especialmente a prevenção ao câncer de próstata.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado a fim de encorajar a população masculina a tomarem medidas preventivas como os exames de toque retal e de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.

Assim como acontece no caso do Outubro Rosa (em que edifícios ficam iluminados com cor de rosa), durante o Novembro Azul, monumento e edifícios relevantes são iluminados com a cor azul. Alguns exemplos são o Cristo Redentor e o Congresso Nacional.

De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens. O Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes. Entre várias iniciativas, no dia 14 de Novembro é assinalado o dia mundial do diabetes.