NOVOS CIDADÃOS DE JABOATÃO TRABALHAM PELA EDUCAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE PESSOAS

por Pedro Tinoco publicado 02/04/2024 18h51, última modificação 02/04/2024 18h51
Com o devido rigor exigido para concessão de Títulos de Cidadão, a Câmara de Vereadores de Jaboatão outorgou hoje (02) a homenagem a duas personalidades que, há anos, têm um trabalho voltado para a construção e recuperação de pessoas. São eles: o professor Marcelo Péricles Villarim e o pastor Lívio Cavalcanti Santos.

Em comum, eles têm o fato de atuarem em áreas que focam o ser humano como peça principal na construção de uma sociedade melhor.

O professor Marcelo é proprietário do Colégio Ascenso Ferreira, tradicional instituição de ensino de Jaboatão, já tendo formado diversas gerações de estudantes, aptos para enfrentar os desafios da vida.

Entre os ex-alunos da escola, se destacam o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira e seu irmão, deputado federal André Ferreira; o vereador Manoel Pereira Neco Júnior (Necão); o cantor e compositor Nando Cordel, entre outros.

Natural do Recife, o professor Marcelo Villarim é doutor em Geografia e também graduado em Ciências Sociais. Atuou em sala de aula de escolas públicas e privadas por 39 anos e, desde 1972, é diretor do Colégio Ascenso Ferreira.

A homenagem a ele foi proposta pelo vereador Belarmino Souza e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa Vidal de Negreiros.

PENITENCIÁRIAS - O outro homenageado, Lívio Cavalcanti, é bacharel em Direito, psicopedagogo e capelão. E é na condição de líder religioso que ele tem realizado um trabalho de recuperação de pessoas, especialmente dentro das penitenciárias.

Outra faceta de sua atuação é o aconselhamento aos jovens sobre o perigo das drogas, em palestras nas escolas de Jaboatão. Ele também tem ações junto às pessoas com deficiência (PCD) e militância em prol dos direitos humanos.

O pastor tem o título de Embaixador da Paz, em Pernambuco, e também já atuou na Guarda Municipal de Jaboatão, na época da gestão do ex-prefeito Newton Carneiro. A homenagem a ele foi proposta pelo ex-vereador Lalá do Povo, em 2016.