PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DOS MONTE GUARARAPES

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 30/09/2016 00h00, última modificação 30/09/2016 12h27
É um dos mais importantes locais históricos do Brasil. Foi palco das batalhas decisivas travadas entre luso-brasileiros e holandeses, na Guerra da Restauração Pernambucana. Nas encostas dos seus morros, os holandeses foram derrotados em 1648 e 1649 pelos nossos combatentes. Após a rendição dos flamengos, o Governador de Pernambuco, Francisco Barreto de Meneses, mandou erguer uma capela votiva a Nossa Senhora dos Prazeres, em ação de graças pelas duas vitórias alcançadas.

O Parque tem uma área total de 363 ha. O relevo acidentado, é formado por três elevações, denominados Oitizeiro, Telégrafo e Ferradura (Montes Guararapes). No Morro da Ferradura está situada a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres que se destaca na paisagem.

Foi considerado Parque Histórico Nacional em 1971, pelo IPHAN. O seu entorno é marcado por excelentes mirantes da praia, de Jaboatão e da cidade do Recife. Destaque para o belverede principal, onde o visitante poderá observar uma maquete do Parque, com simulação das batalhas ocorridas e painéis explicativos. Esse espaço dispõe de sanitário em bom estado de limpeza.

Todos os anos, realiza-se na primeira segunda-feira após a Páscoa, a trissecular Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, conhecida como Festa da Pitomba.

As Origens do Exército Brasileiro

Desde os primórdios da colonização portuguesa na América, desenvolveu-se em terras brasileiras uma sociedade marcada pela intensa miscigenação. O sentimento nativista aflorou na gente brasileira, a partir do século XVII, quando brancos, índios e negros, em Guararapes, expulsaram o invasor estrangeiro. O Exército, sempre integrado por elementos de todos os matizes sociais, nasceu com a própria Nação e, desde então, participa ativamente da história brasileira.

Em verdadeira simbiose da organização tática portuguesa com operações irregulares, índios, brancos e negros formaram a primeira força que lutou e expulsou os invasores do nosso litoral. Portanto, a partir da memorável epopéia de Guararapes (1648), não havia apenas homens reunidos em torno de um simples ideal de libertação, mas sim, as bases do Exército Nacional de uma Pátria que se confirmaria a 7 de setembro de 1822.

Fonte: Prefeitura