PREFEITURA APRESENTA RELATÓRIOS DA SAÚDE E FAZENDA RELATIVOS AO 3º QUADRIMESTRE DE 2022

por Pedro Tinoco publicado 28/02/2023 17h51, última modificação 28/02/2023 17h51
Os secretários de Planejamento e Saúde - César Barbosa e Zelma Pessoa - além da presidente do Jaboatão Prev, Lucileide Ferreira Lopes, apresentaram balanços de suas respectivas pastas em audiência pública realizada na manhã de hoje (28), no plenário da Câmara Municipal. Os relatórios são referentes ao terceiro quadrimestre do ano de 2022.

César Barbosa foi mais além e trouxe números consolidados de todo o ano de 2022. Ele mostrou que houve crescimento de 8,64% na arrecadação do IPTU, em relação a 2021, quando a prefeitura recolheu R$ 95 milhões. Em 2022, o total foi de R$ 103 milhões.

Já o ITBI - tributo sobre a negociação de imóveis - teve uma queda de 16%. Assim como a dívida ativa, cujos recolhimentos diminuíram 14%, quando comparados com o ano de 2021. "Por isso mesmo estamos elaborando um novo Refis a fim de oferecer condições de o contribuinte voltar a ficar adimplente", explicou.

Os impostos e fundos que tiveram incremento de receita são Fundeb (17%), FPM (21%), IPVA (31,29%), entre outros. A receita corrente líquida foi de R$ 1,7 bilhão e 47% foi gasto com pagamento de pessoal, cerca de R$ 800 milhões.

SAÚDE - Na área da saúde, a secretária Zelma informou um aumento de 16% no uso de recursos próprios e mais 16,7% em investimentos - ultrapassando o mínimo que é de 15%.

Ela destacou ainda que 80% do pessoal que trabalha na Secretaria de Saúde (2.975) é composto de servidores efetivos. A secretária também informou que a prefeitura mantém parcerias com 14 instituições de ensino, o que proporciona a participação de aproximadamente 1.000 estudantes que reforçam o atendimento à população de Jaboatão.

Nas policlínicas foi registrado um aumento de 16% no quantitativo de procedimentos. "Foram 650 mil exames especializados, 4.400 cirurgias ambulatoriais e 4.000 hospitalares. Também realizamos 858 partos", afirmou.

O secretário de Articulação Política, Roberto Santos, também participou da audiência. "Parabenizo os secretários pelo trabalho diferenciado que eles têm realizado em nossa cidade. A Câmara se sente contemplada com a apresentação dos relatórios e se coloca à disposição para continuar ajudando a melhorar os serviços prestados à nossa população", comentou o presidente da Casa, vereador Adeíldo da Igreja.