PROJETO GARANTE ÀS MULHERES DIREITO A ACOMPANHANTE EM CONSULTAS MÉDICAS

por Pedro Tinoco publicado 17/08/2023 17h45, última modificação 18/08/2023 07h24
O vereador Wando de Zé Bom apresentou, hoje (17), o projeto de lei 07/2023, que assegura, em âmbito municipal, o direito às mulheres de ter acompanhantes nas consultas médicas. De acordo com o parlamentar, a medida visa diminuir as possibilidades de assédios e abusos nos ambientes de saúde.

"Infelizmente, por conta de uma minoria de maus profissionais, muitas mulheres não se sentem seguras ao visitar o consultório médico. Este projeto tem o objetivo de deixar as pacientes mais confortáveis neste momento tão importante para a vida delas", comentou o vereador.

Wando acrescentou que a proposta prevê o acompanhamento "por pessoa de sua livre escolha" durante consultas e exames, inclusive ginecológicos.

"Antes de apresentar o projeto, fiz uma pesquisa com 50 mulheres e 43 disseram que se sentiam, de alguma forma, vulneráveis quando vão a consultas sozinhas com profissionais de saúde. A partir daí, vi a real necessidade desta lei", afirmou.

Agora o projeto segue para análise das comissões e, em seguida, retorna ao plenário para votação.