BENGALAS COLORIDAS VÃO AJUDAR A IDENTIFICAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

por Pedro Tinoco publicado 13/04/2023 18h15, última modificação 13/04/2023 18h20
A Câmara de Jaboatão aprovou projeto do vereador José Fernando Batista dos Santos, (NANDO CAMPOS), que ajuda a identificar pessoas com deficiência visual a partir das diferentes cores de bengalas. O método ainda é pouco conhecido, mas facilitam o acesso deles a locais públicos de forma digna e inclusiva.
Para o vereador Nando Campos, é muito importante conscientizar a população sobre esse tema. “O projeto visa reconhecer essa prática como oficial no município, com objetivo de conscientizar a população sobre o uso das bengalas longas pelas pessoas com deficiência visual”, afirmou Nando.
Dentre os objetivos do projeto, está a prática que já é exercida de maneira espontânea na sociedade e faz parte do dia-a-dia de várias pessoas: a coloração da denominada órtese “bengala longa”, para fins de identificação da condição de seu usuário.
O Projeto de Lei segue agora para sanção do prefeito Mano Medeiros. De acordo com o projeto, as bengalas com cores para identificação do nível e da categoria de deficiência de seu usuário seguem o seguinte padrão:
– Branca: para pessoas com cegueira;
– Verde: para pessoas com baixa visão;
– Branca com vermelha: para pessoas surdo-cegas